sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Inverno - o pesadelo dos ciclistas


Nesta altura do ano, à excepção de Tozé Bernardino, que treina mesmo em dias de erupção do vulcão Etna, torna-se muito complicado manter o ritmo de treinos e, consequentemente, a forma física. Os dias são muito mais pequenos, o frio torna-se insuportável, a chuva é um obstáculo e as festividades tradicionais convidam a abusos alimentares. Aconteceu-me, por diversas vezes, passar Verões a recuperar o peso acumulado durante a Invernosa. Perder peso em cima da bicicleta nunca é tão agradável como desfrutar de uma época com o peso certo. O prazer de estar em forma e tirar o máximo rendimento possível de uma boa volta é insuperável. Mas exige muito esforço e dedicação. Para evitar situações de descontrolo, torna-se necessário definir um plano de treinos que amenize os efeitos da diminuição de ritmo. Este post deixa-vos algumas dicas ao nível da alimentação durante o período "baixo" do ano.


  • Come pequenos lanches a cada 3 ou 4 horas, entre as refeições principais.

  • Cuidado com as sopas cremosas e fondue. Eles são ricos em gorduras!!

  • Não te enganes. É verdade que no Inverno, o corpo gasta mais calorias, mas o gasto não é tão elevado para aumentar a quantidade de calorias da alimentação. Cuidado!

  • Engana o desejo. Prepara frutas assadas. É uma boa maneira de espantar o frio e a vontade de comer sobremesa.

  • Bebe chás quentes. É uma óptima maneira de hidratar o corpo.

  • Substitui as batatas e o arroz por vegetais cozinhados, sobretudo ao jantar, pois o gasto calórico é reduzido!

Venham mais sugestões!

20 comentários:

  1. Gostei do "Engana o desejo".
    Façam como o Nelson Oliveira (nosso medalha de prata). Comprem uma bike para BTT e treinem com chuva, vento e lama...todos os dias.

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa é treinar todos os dias por uma questão de necessidade (para os profissionais); outra coisa é uma pessoa forçar-se a algo que é suposto lhe dar prazer... e andar à chuva, no meio do mato, com vento e lama, não me entretem por aí além! Nos dias de hoje, ainda dá para fazer uns treininhos, mas nunca é a mesma coisa! Treino de Inverno fica para o próximo post.

    ResponderEliminar
  3. É coisa para te habituares. Ou então não tens o puro prazer de pedalar e também sofrer. No inverno e para quem gosta mesmo de fazer km's não interessa se é mato se é asfalto...

    ResponderEliminar
  4. "Para quem gosta mesmo de fazer km's não interessa se é mato se é asfalto." Logo, se eu faço essa distinção, é porque não gosto mesmo de fazer km's. Oh Pedrosak, que lógica! É como dizeres que um gajo que gosta de motas de pista tem que gostar de motas todo-o-terreno. Embora ambas sejam disciplinas do ciclismo, a estrada e o BTT têm muitos pontos divergentes. Gostar de uma não implica gostar da outra. E também não percebo a ligação do BTT com o Inverno. As mesmas condições que me impedem de sair com a "fininha" seriam as mesmas razões que me impediriam de sair com a BTT: chuva e frio!

    ResponderEliminar
  5. Sem querer entrar em conflito com ninguém e neste caso concreto apoio o amigo Pudim, realmente já fiz muito BTT em tempos, porque era onde tinha companhia, e fazia só mesmo por isso, pela companhia e por amizade, porque nunca apreciei o BTT, para mim um dia de BTT era um dia perdido na estrada, que é onde realmente gosto de fazer kms, mas são gostos e gostos não se discutem. Mas mesmo com mau tempo faço estrada, só mesmo as intempéries com vento em excesso me fazem ir para os rolos (que odeio).

    ResponderEliminar
  6. É isso Pedrosa...Chateia esta Malta com o BTT! Também vi o Nelson a falar na 2.Não te esqueças que por estes dias ele dispõe 2 horas para btt, 3 para simplesmente caminhar etc...e faz isto porquê? Tem tempo e não pode ir para a estrada!
    Quando fizermos a apresentação oficial da equipa, temos 6 elementos para a estrada e 1 para o BTT...Mas fica prometida participação numa qualquer prova de BTT! Arranja uma de jeito que vamos lá. E não preciso ir de esmaltina!
    Quanto à dieta do Pudim, só falta incluir:
    Comer Pão de sem nada sempre que for possível!

    ResponderEliminar
  7. Desde que a malta faça aquilo de que mais gosta, com as pessoas com quem gosta de estar... tudo óptimo! Eu alinho em participar naquela prova de BTT que vai haver em S.Martinho, na qual o Colégio é parceiro... para provar ao amigo Pedrosa que não tenho nada contra o BTT! Aliás, foi por aí que comecei nesta vida porca :) Alves: pão de sem nada... hehehehehehehe! Só me traz à memória boas recordações de Verão! E o outro a querer virar Andorra do avesso para comprar massa :P

    ResponderEliminar
  8. Alves... O Nelson nao pode ir para a estrada?? Pode, mas nao vai por variadíssimas razões.
    O que gosto é de BTT no inverno e estrada no verão, se bem que as grandes concentrações e convivios se verificam no BTT (no ciclismo nao vejo isso mesmo no verão). Por variadíssimas razões a malta fica dividida, mas continuo a afirmar que quem gosta de fazer km's pelo prazer de pedalar não interessa as condições atmosféricas. Conheço muita gente que pratica BTT (essencialmente para raids) e no verão faz cicloturismo. Opções... meus caros.
    Quanto à prova Alves, eu não vou a provas vou a raids, pois não me interessa a classificação. Vou por prazer e para conviver com a malta... em Março o Colégio é co-organizador de uma que deve ter cerca de 3 centenas de participantes. Espero ver lá a equipa semi-pro do podiadarmais...
    João prefiro lama e chuva no btt do que rolos...
    Ah e com massa e muito pão.
    abraço

    ResponderEliminar
  9. Pedro, perfeitamente de acordo, mas qd falo de rolos, é porque nem para BTT o tempo dá, tipo tempestade de chuva tocada a muito vento, acho que qualquer coisa que seja exercício é melhor que os rolos eheheh.

    ResponderEliminar
  10. "As grandes concentrações e convívios se verificam no BTT." - Exacto! Durante o mês de Agosto, realiza-se em Portugal a segunda prova desportiva que mais gente move no nosso país, a seguir ao campeonato nacional de futebol, que é a Volta a Portugal em... BTT! :P :P :P E a Etapa da Volta para Cicloturistas, que é o maior evento do género alguma vez realizado em Portugal, realiza-se para amantes do... BTT :P :P
    Quanto ao carácter não-competitivo dos raids, não se deve generalizar, porque os que podem vão lá realmente para ganhar. Competir com regras é saudável! :)
    Da minha parte não há animosidade nenhuma nesta conversa, estou com o Pedrosa diariamente no trabalho e tenho todo o respeito pelo seu gosto pelo BTT! O que interessa é praticar desporto! Pedalar, pedalar, pedalar, pedalar!

    ResponderEliminar
  11. Claro João. Não me referi a tempestades concretamente... mas andar com chuvinha, algum vento e 10º C não é realmente animador... mas faz-se!
    O nosso fantástico pudim refere, e muito bem, duas excelentes provas do desporto nacional e que move milhares... sim duas! E acredito que de entre os milhares de seguidores do ciclismo estão lá muitas centenas de BTTistas... o que não quer dizer que percam a paixão por uma em deterimento de outra claro está.
    Ao invés deixa-me só referir que todos os fins de semanas se concentram milhares de BTTistas por esse Portugal fora (basta verificar no forumbtt.com). No verão as massas juntam-se! (massas??? vamos sempre dar ao mesmo né Alves??) lol
    Quero ver quando arranca o I passeio cicloturista podiadarmaismastivemedo. Isso sim... juntar a malta do pedal.
    No entanto em Março IIRaid BTT sobe e desce S. Martinho do Bispo.
    ------Etapa da Volta para Cicloturistas, que é o maior evento do género alguma vez realizado em Portugal------- Não percebi!!! do género?? claro que é a maior e talvez a única... mas leva mais de 1500 participantes???

    ResponderEliminar
  12. Sr Pedrosak o IIraid sobe e desce é organizado pelo grupo Cães de Caça BTT e não pelo colégio. Em relação aos eventos cicloturisticos há imensos por ano mas realço 4: Etapa da Volta,Serra Acima na Serra da Estrela,Subida ao Caramulo e Serra Acima na Lousã.Se quiser estar informado dos restantes eventos consulte o site da Federação Portuguesa de Cicloturismo.

    ResponderEliminar
  13. Caro Simões. Não deve ter lido da melhor forma o meu comentário acerca da organização do raid BTT. Leia melhor, é o meu conselho.
    Conheço bem o clube cães de caça e, uma vez que também os conhece, era bom poder vê-lo na prova.
    Quanto aos eventos cicloturísticos apenas referi que participam muitos mais no BTT do que no ciclismo. E mais, muitos dos participantes são amantes de ambas as modalidades. Como refere o pudim, " o que interessa é praticar desporto e pedalar, pedalar, pedalar..."

    ResponderEliminar
  14. Sr Pedrosak não deve ter lido bem o cartaz do IIraid sobe e desce,é que este está limitado a 180 inscritos e não a 3 centenas.Quanto á minha participação neste evento devo dizer-lhe que consulte o dorsal nº2 do 1º raid sobe e desce.

    ResponderEliminar
  15. Este post é para comentar o inverno, não para ver a PM brasileira invadir o morro do alemão...

    ResponderEliminar
  16. Simões, fico satisfeito de ver que já está inscrito, ao contrário dos seus colegas do ciclismo. Eu lá estarei com mais de uma dezena de jovens (12 anos)famintos por pedalar (quer seja na estrada ou no mato...)
    Quanto à limitação... é uma questão que veremos... Há condições para mais de 2 centenas de participantes.

    Tás a ver alves??? O Simões já lá está! E tu? já te inscreveste??... já agora estás a ver o assalto ao morro?

    ResponderEliminar
  17. Pedrosak ainda não estou inscrito no IIraid sobe e desce mas participei no Iraid.Falando de bicicletas eu prefiro as fininhas mas não desgosto do btt.Aliás foi num catramono de btt com 15kg que apanhei o vicio de pedalar.

    ResponderEliminar
  18. 15kg era esmaltina? conheço um moço que tem uma...
    Mas espero vê-lo no 2º raid..

    ResponderEliminar
  19. 15kg?? Olha, olha... menos dois kg tem um BH que eu cá sei (só para apimentar isto :P)

    ResponderEliminar
  20. Não é esmaltina.É mesmo uma Berg,mas não parte...lol

    ResponderEliminar