
O podia dar mais abre aqui um espaço para desvendar um pouco da carreira do mítico ciclista da lousã, Luís Gregório.
Tudo começou quando foi disputar uma prova a Foz de Arouce e ganhou.Desde então que tem dedicado grande parte da sua vida ao ciclismo, sempre como amador, e correndo ao lado dos profissionais.
Participou em 13 voltas a Portugal, tendo iniciado em 1973.
Na última etapa da sua primeira volta (36a) teve direito a uma "gravura" no jornal de notícias(20-8-1973) onde se escreveu "O contra relógio entre o Autodril e Alvalade (...) a moça parece interpelar Luís Gregório: Então isso anda ou não anda".

Na 38º Volta, correu de novo pelo Sangalhos que tinha o patrocínio das bicicletas órbita e teve como chefe de fila Venceslau Fernades (sim...esse mesmo o pai da Venessa). Terminou em 22º tendo chegado a andar pelas posições 11º e 12º, sendo que a sua equipa venceria a volta nesse ano.
Neste ano

Por esta altura destacavam no pelotão nomes como Alexandre Ruas, Marco Chagas e Firmino Bernardino (mas este não é António!)
Em 77 correu a 39ª volta.Terminou em 32º num total de 46 a concluir.Em 78 obteve um 4º lugar numa etapa que ligou Lisboa a Ferreira do Alentejo (182km) e para o Diário de Notícias foi neste dia (9-8-1978) o homem do Pódium.
Em 1979 teve o seu momento alto na participação na 41ª Volta a Portugal, vencendo a etapa que ligou Pinhel à Guarda(104 km) onde chegou com cerca de 9min de avanço sobre o pelotão.


Em 1981 mudou-se do Sangalhos para a Ovarense, tendo participado nas edições da Volta a Portugal até 1987, na última participação alinhando pelo Sport Lisboa e Marinha. Continuou a correr como veterano, tendo registado as seguintes classificações:
-1997, 3ºlugar no campeonato nacional de estrada (Master B)
-2000,2ºlugar no campeonato nacional de estrada (Master B)
-2003,3ºlugar no campeonato nacional de estrada (Master C)
-2004,2ºlugar no campeonato nacional de estrada (Master C)
-2005,Vencedor no campeonato nacional de estrada (Master C)
-2007,Vencedor no campeonato nacional de estrada (Master C)
2009,Vencedor da 1ª Volta a Portugal na categoria Master C, em virtude da eliminação com controlo positivo de Luís Timóteo.

Com este curriculum, não admimira que os elementos do Podia dar Mais que tentaram rolar com este Senhor, tenham sofrido um bom pedaço ... bem há sempre aqueles que referem nunca estar cansados mas como é sabido...ritmo de passeio não cansa, só descansa!
É muito bom para nós poder partilhar umas voltas com um nome mítico do pelotão nacional. Parabéns pelo artigo e pela homenagem.
ResponderEliminarComo é bom ser Médico de Família de gente tão persistente.
ResponderEliminarFigueiredo
Sport Lisboa e Marinha ???
ResponderEliminarSerá na MARINHA GRANDE ???
Eu também sou Luís Gregório e nunca fui ciclista
ResponderEliminarmas moro ao lado do Sport Lisboa e Marinha.
Será mesmo na MARINHA GRANDE ???